As visitas ocorreram no mês do abril para fortalecer a formação do programa do Centro de Informática
Durante o mês de abril, o professor Alex Sandro Gomes, coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional do Centro de Informática (CIn) da UFPE, realizou uma série de visitas técnicas a centros de inovação e empreendedorismo em Portugal. As visitações visavam fortalecer conexões com instituições europeias que atuam com startups, aceleração de negócios e formação empreendedora — áreas de interesse estratégico para a formação dos estudantes do mestrado e doutorado profissional do CIn.
Em sua passagem por Portugal, o professor Alex Sandro passou pelas cidades de Aveiro e Braga, onde identificou caminhos concretos para a colaboração internacional na formação de estudantes e na internacionalização de startups do ecossistema brasileiro. No dia 2 de abril, o docente foi recebido na unidade portuguesa do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) por Juliana Queiroga, gerente executiva do centro. A conversa destacou os desafios e peculiaridades do mercado europeu, marcado por ciclos longos de venda, dependência de editais públicos e a necessidade de presença física para estabelecer parcerias sólidas.
Já no dia 10 de abril, o coordenador conheceu o braço europeu do Porto Digital. Em contato com o Country Manager do Porto Digital Europa, João José Barbosa, o professor conheceu os programas e as maneiras de chegar ao mercado europeu. O Porto Digital Europa é um hub de internacionalização localizado em Aveiro, no litoral português, que conecta o Brasil ao mercado internacional, facilitando a expansão de startups e empresas de tecnologia brasileiras para a Europa.
Na cidade de Braga, situada no norte de Portugal, Alex Sandro conheceu duas importantes instituições: a startup Braga, no dia 9 de abril, e a TecMinho, no dia 30. A primeira visita, guiada por Duarte Peixoto, apresentou ao professor a incubadora que é parte da empresa pública Invest Braga, apoiando mais de 280 startups desde sua criação em 2014. Com programas de aceleração voltados para empreendedores locais e estrangeiros, a Startup Braga faz parte da rede internacional de aceleradoras INMC21 e integra o programa nacional Startup Visa, que apoia a instalação de empresas internacionais em solo português.
Na TecMinho, vinculada à Universidade do Minho, o coordenador foi recebido por Anabel Goulart e pôde conhecer os diversos programas da instituição voltados para a transformação de ideias em negócios. A TecMinho apoia docentes e estudantes por meio de mentorias, concursos de ideias e ações de conexão com investidores — inclusive venture capital.
As visitas realizadas pelo professor Alex Sandro Gomes evidenciam o potencial de internacionalização do Programa de Pós-Graduação Profissional do CIn-UFPE. A aproximação com incubadoras e aceleradoras europeias, além do conhecimento sobre editais europeus e estratégias de apoio, contribuirá para ampliar as possibilidades de atuação do programa. Além disso, as conexões estabelecidas com atores do ecossistema de inovação europeu pavimentam caminhos para colaborações futuras em formação empreendedora, desenvolvimento de projetos conjuntos e inserção internacional de startups brasileiras.
Comentários desativados