Evento propõe desafios com uso de inteligência artificial e premia soluções voltadas à inclusão de pessoas neurodivergentes e à segurança da comunidade LGBTQIAPN+
O CIn-UFPE realizou, no dia 26 de julho, a primeira edição do Vibe Hack, novo hackathon do centro com foco em vibe coding, uma abordagem de desenvolvimento de software onde ferramentas de inteligência artificial (IA) são usadas para gerar código com base em descrições em linguagem natural. O projeto é idealizado pelo professor Kiev Gama, em parceria com os professores Vinicius Garcia, Filipe Calegario e Luiz Augusto Morais e reuniu estudantes de diversos cursos da universidade.
As equipes foram organizadas em duas categorias, equipes exclusivamente formadas por estudantes do CIn, e equipes mistas, integrando membros de dentro e fora do centro. Dentre os projetos apresentados, dois foram premiados por sua excelência técnica, inovação e relevância social.

Foto: Reprodução
A equipe formada por Dayane Lima (Sistemas de Informação), Douglas Araújo (Sistemas de Informação) e Maria Eduarda Marrocos (Design) conquistou o primeiro lugar na categoria equipe mista com o projeto PLURI, uma plataforma web gamificada voltada à promoção de inclusão e acessibilidade em processos seletivos para pessoas neurodivergentes.
A solução utiliza inteligência artificial para adaptar o percurso seletivo ao perfil da pessoa usuária, considerando, por exemplo, indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). As etapas tradicionais são substituídas por missões curtas, com design acessível, texto simplificado, recursos em áudio e ritmo adaptável, com o objetivo de reduzir a sobrecarga cognitiva e ampliar o engajamento.
Na modalidade voltada exclusivamente a estudantes do CIn-UFPE, o projeto IRIS Map foi o vencedor. Desenvolvido por Rafael Samico, Antonio Rodrigues e Jonathas Silva, o sistema propõe uma solução digital voltada à promoção de segurança, visibilidade e acolhimento da comunidade LGBTQIAPN+.
A proposta consiste em uma plataforma web interativa que utiliza mapas para exibir e divulgar locais considerados seguros para pessoas LGBTQIAPN+, negócios empreendidos por integrantes da comunidade ou aliados, além de eventos inclusivos. A iniciativa busca fortalecer redes de apoio e contribuir para a construção de ambientes mais diversos e respeitosos por meio da tecnologia.
O Vibe Hack reforça o compromisso do CIn-UFPE com a formação de profissionais críticos, criativos e preparados para desenvolver soluções tecnológicas com impacto social.
Comentários desativados