No próximo dia 23 de maio será realizado o Workshop de Bash, promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) – Informática, do Centro de Informática (CIn) da UFPE. O evento será realizado no Grad 2, das 12h às 13h, e será ministrado pelo aluno Pedro Tôrres. O workshop é destinado à comunidade do CIn-UFPE.

O objetivo do workshop é introduzir os conceitos básicos da linguagem até a criação de interfaces do usuário em Bash (acrônimo para Bourne-Again SHell). A linguagem funciona além de um interpretador de comandos, podendo ser utilizada para automatizar tarefas e construir pequenas aplicações que rodam diretamente no terminal.

Sobre o palestrante
Pedro Tôrres é estudante de Ciência da Computação no CIn-UFPE, aprendeu Bash para automatizar tarefas recorrentes nos computadores dos Laboratórios de Graduação, o que resultou no utilitário de console “CInstala”. Atualmente trabalha na LookMobile e é responsável pelo desenvolvimento de APIs voltadas para as aplicações mobile desenvolvidas pela empresa.