O Centro de Informática (CIn) da UFPE recebe, de 16 a 30 de abril, a visita do Professor Associado da Universidade de Paris-Dauphine e membro do CEREMADE (Centro de Pesquisas em Matemática da Decisão) dessa mesma universidade, Patrice Bertrand. A visita científica é financiada por recursos do projeto "Clustering of Relational Data and Social Network Data Analysis", aprovado no edital de cooperação internacional INRIA-FACEPE e coordenado pelo professor do CIn, Francisco Tenório.

O objetivo deste projeto é desenvolver novos métodos e algoritmos de agrupamento de dados que serão aplicados simultaneamente em várias tabelas de dados relacionais e focar em aplicações na área de análise de dados em redes sociais. Segundo Tenório, a vinda do professor Patrice Bertrand irá promover a cooperação do CIn com Universidades e Institutos de Pesquisa de primeira linha. “Além disso, a visita reforça o caráter internacional das atividades desenvolvidas no âmbito do programa de pós-graduação do Centro”.

Durante a passagem pelo CIn, Bertrand irá apresentar, na quinta-feira (19 de abril), o seminário "Decomposition of the Rand index in order to assess the stability and the number of clusters of a partition”, além de integrar a banca de pré-defesa da tese de doutorado do aluno Marcelo Rodrigo, orientado pelo professor Francisco Tenório, cujo título é "Variable-wise kernel-based clustering methods".