Os cursos de pós-graduação Lato Sensu oferecem ao aluno atualizações e aperfeiçoamento em conhecimentos técnicos e científicos. O Centro de Informática da UFPE oferece diversos cursos de Especialização nos formatos:


Tradicional;

Residência;

MBA


Confira abaixo as informações sobre eles.

Tradicional

As especializações tradicionais têm o objetivo de atualizar e capacitar profissionais para o mercado de trabalho, aperfeiçoando o aluno em uma determinada área de conhecimento.


Especialização em Deep Learning:

Promovido pelo CIn.AI, grupo de pesquisa em inteligência artificial do Centro de Informática (CIn) da UFPE, a especialização em Deep Learning, tem nível de pós-graduação lato sensu, duração de 18 meses e é destinada a profissionais com ensino superior completo ligados às áreas de TI, engenharia, energia, economia, finanças, matemática, estatística, contabilidade, administração e afins.

Diversas competências e conhecimentos são desenvolvidas ao longo do curso, como Treinamento em Deep Learning, Processamento de Imagens, Operações em AM e Deep Learning, Visualização de Dados, Processamento de Linguagem Natural, Automação de Processos, Processamento de Sinais, AM e DL em produção, Aprendizagem de Máquina e Análise Orientada a Dados.

 Professor responsável: Cleber Zanchettin.


Saiba mais


Especialização em Ciência de Dados:

Promovido pelo CIn.AI, grupo de pesquisa em inteligência artificial do Centro de Informática (CIn) da UFPE, a especialização em Ciência de Dados tem nível de pós-graduação lato sensu, duração de 18 meses e é destinada a graduados ou com pós-graduação ligados às áreas de TI, engenharia, energia, economia, finanças, matemática, estatística, contabilidade, administração e afins.

A Ciência de Dados é uma área interdisciplinar que visa a análise, extração e reconhecimento de padrões para geração de conhecimento, auxiliando na tomada de decisão. O cientista de dados necessita de amplo embasamento em diversas áreas, tais como: Big Data, Visualização de Dados, Aprendizagem de Máquina e Estatística. Este curso permite aos participantes capacitação e geração de valor agregado às aplicações e projetos nas diversas áreas que utilizem dados como Gestão Governamental, Finanças, Energia, Detecção de Fraudes e Riscos, Saúde, Reconhecimento de imagem e de fala, Internet e Big Data, Sistemas de Recomendação, Publicidade e Marketing, Planejamento e mais.

 Professor responsável: Paulo Salgado.


Saiba mais


Ciência de Dados para a Indústria Aeronáutica (em parceria com a Embraer)

O programa tem como principal objetivo acelerar a capacitação de especialistas em uma das áreas de maior crescimento no mercado de trabalho global: o setor aeroespacial, especialmente no campo da Ciência de Dados para a Indústria Aeronáutica. As disciplinas são ministradas por professores do CIn-UFPE com participação de profissionais da Embraer. O curso conta com 3 módulos que abordam temas como Arquitetura, Verificação, Cybersecurity, Estatística, Modelagem Preditiva e Descritiva, Big Data e Analytics, aeronáutica e muito mais.

 Professor responsável: Adriano Sarmento.


Saiba mais



Software Embarcado para a Indústria Aeronáutica (em parceria com a Embraer)

O programa tem como principal objetivo acelerar a capacitação de especialistas em uma das áreas de maior crescimento no mercado de trabalho global: o setor aeroespacial, especialmente no campo de Software Embarcado para a Indústria Aeronáutica. As disciplinas são ministradas por professores do CIn-UFPE com participação de profissionais da Embraer. O curso conta com 3 módulos que abordam temas como Arquitetura, Verificação, Cybersecurity, Processamento Digital de Sinais, Sistemas Tolerantes a Falha, Programação de Hardware Eletrônico (FPGA), aeronáutica e muito mais.

 Professor responsável: Adriano Sarmento.



Saiba mais


Residência

Inspirada na residência médica, os alunos ficam imersos em um ambiente acadêmico (de sala de aula) e profissional (fábrica de software ou de teste) ao longo do dia. Este modelo pioneiro foi lançado no Centro de Informática da UFPE em 2002.


Residência em Robótica e Inteligência Artificial Aplicadas a Testes de Software

O programa tem como objetivo principal incentivar a formação de recursos humanos com alto grau de especialização em testes de software. O foco de atuação é no projeto, automação e execução de diversos tipos de testes, realizados através de Robótica ou baseados em Inteligência Artificial. O curso inclui disciplinas que cobrem conceitos básicos e avançados de Robótica, Inteligência Artificial e Testes de Software.

 Professor responsável: Alexandre Mota.


Saiba mais


Residência em Software

O programa tem como objetivo principal incentivar a formação de recursos humanos com alto grau de especialização em testes de software embarcado e aplicações em computação móvel. O foco de atuação é planejamento, projeto, automação e execução de diversos tipos de testes, realizados em aplicações para celulares. O curso inclui disciplinas que cobrem conceitos básicos e avançados de Engenharia de Software, com ênfase em testes de software.

 Professor responsável: Hermano Perrelli.


Saiba mais


Residência em Visão Computacional

O programa tem como objetivo principal capacitar os alunos em novos métodos e tecnologias de desenvolvimento de software voltadas para a área de Visão Computacional e oferecer a oportunidade de vivenciar um ambiente empresarial, tendo contato com problemas reais e times profissionais de desenvolvimento de software de um segmento organizacional. Os cursos abordam conceitos básicos e avançados, que estão alinhados às demandas atuais do mercado de tecnologia no Brasil e no mundo.

 Professor responsável: George Darmiton.


Saiba mais


Residência em Engenharia e Ciência de Dados

O programa tem como objetivo principal capacitar os alunos em novos métodos e tecnologias de desenvolvimento de software voltadas para a área de Engenharia e Ciência de Dados e oferecer a oportunidade de vivenciar um ambiente empresarial, tendo contato com problemas reais e times profissionais de desenvolvimento de software de um segmento organizacional. Os cursos abordam conceitos básicos e avançados, que estão alinhados às demandas atuais do mercado de tecnologia no Brasil e no mundo.

Coordenação do curso: Professor Luciano Barbosa.


Saiba mais


Residência em Desenvolvimento de Software

O programa tem como objetivo principal incentivar a formação de recursos humanos com alto grau de especialização em desenvolvimento de software. O curso inclui disciplinas que cobrem conceitos básicos e avançados de Engenharia de Software.

 Professor responsável: Adriano Sarmento.


Saiba mais

MBA

o Master in Business Administration oferece ao estudante conhecimentos avançados na área de gestão e administração em Tecnologia da Informação e BI & Analytics.


MBA BI & Analytics: 

A área de Business Intelligence & Analytics é conhecida pelo uso interdisciplinar de ferramentas computacionais, caracterizada por um conjunto de habilidades, tecnologias e práticas para a investigação e exploração do desempenho passado das empresas para obter informações e impulsionar o planejamento presente e futuro das organizações. Concentra-se na análise dos dados com o objetivo de gerar novos conhecimentos e insights, além de compreender o desempenho do negócio com base em dados para parametrização de modelos descritivos, preditivos e prescritivos.

 Professor responsável: Adiel Texeira de Almeida Filho. 

Saiba mais


MBA em Gestão da Tecnologia da Informação:

O curso forma profissionais para atuarem como gestores em diversos segmentos que hoje fazem uso da tecnologia da informação e comunicação com um diferencial estratégico. O curso é oferecido na modalidade presencial.

 Professor responsável: Alex Sandro Gomes.


Saiba mais