Mais quatro artigos do Centro de Informática (CIn) da UFPE foram aceitos no Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES). Dois desses artigos são do professor do CIn, Fernando Castor, são eles : “Assessing Intra-Application Reuse of Exception Handling with Aspects” e “Exception Flows made Explicit: An Exploratory Study”. O primeiro foi idealizado também por Sérgio Soares, recentemente aprovado no concurso de professor adjunto do CIn, pelo mestrando do Centro, Emanoel Barreiros, Nathalia Temudo, Hítalo Oliveira, Jefferson Amorim, alunos da UPE, e Amanda Araújo, ex-aluna da Unicap. Já o outro artigo, intitulado “Exception Flows made Explicit: An Exploratory Study”, teve também como realizadores Nelio Cacho da UFRN, Francisco Neto e Alessandro Garcia, os dois da PUC-Rio.

O trabalho “An Integrated Approach for Model Driven Process Modeling and Enactment” realizado pelo professor do Centro, Nelson Rosa, juntamente com Rita Suzana P. Maciel da UNEB, Bruno Carreiro da Silva da UFRGS e Ana Patricia F. Magalhaes da FRB também foi selecionado. Há, ainda, o artigo “Quality Improvement for Use Case Models”, onde participaram o professor do CIn, Jaelson de Castro, o aluno do Centro, Ricardo Ramos, além da professora Fernanda Alencar do Departamento de Eletrônica e Sistema da UFPE, João Araújo e Ana Moreira os dois USP.

Este ano, o simpósio foi organizado pelo Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e aprovou 24 artigos no total. Sete trabalhos, dos 24, têm representantes do CIn como idealizadores.

Artigos – Os outros três artigos selecionados são do grupo de pesquisa do Centro que foi orientado pelo professor do CIn, Fábio Silva. São eles:

• “Uma Pesquisa Experimental sobre Relações entre Preferência por Atividades Técnicas e Perfis de Comportamento no Desenvolvimento de Software” tema do artigo idealizado pela aluna Ana Cristina César;

• “Habilidades e Perfis Comportamentais dos Profissionais da área de SQA Associados aos Níveis de Maturidade de Processos” da aluna Aliny Meira;

• “Desenvolvendo um Programa de Motivação para Engenheiros de Software através de um Método Experimental” do aluno César França.

O evento, que tem classificação A no Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), está em sua XXIII edição e vai acontecer de 07 a 09 de outubro, em Fortaleza.

Outras informações acessem: http://www.sbbd-sbes2009.ufc.br/