O Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abre 25 vagas no vestibular 2010 para o novo curso de Bacharelado em Sistemas da Informação (SI). A carga horária é de 3000 horas/aulas, o equivalente a quatro anos de estudos, e será oferecido no turno da noite, das 17h às 20h30.

O mercado de trabalho nesta área caracteriza-se, em geral, por empresas e organizações – públicas e privadas, de diversos setores – que utilizem sistemas de informação e tecnologias da informação na condução dos seus negócios e projetos. O Curso de SI do CIn-UFPE visa formar profissionais que sejam capazes de provocar mudanças através da incorporação de novas tecnologias na solução de problemas organizacionais.

Os alunos terão uma sólida formação nas áreas de Informática e Administração, de forma a capacitá-los a entender os problemas e propor soluções inovadoras para melhorar a gestão de negócios, apoiar a tomada de decisões, assim como planejar estratégias para concepção de produtos e serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para mercados emergentes. Além disso, os profissionais de SI formados pelo CIn-UFPE serão capazes de avaliar, planejar, gerenciar, implementar, implantar, inovar, empreender e/ou racionalizar processos e TIC aplicadas nas organizações.

Os profissionais de SI que desejarem dar continuidade aos estudos em programas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) estarão aptos a estudar nas áreas de Ciência da Computação, Ciências Administrativas, Ciência da Informação ou áreas afins, pois estarão expostos a métodos e conhecimento científico durante sua formação.

No curso, destacam-se duas grandes áreas de atuação. São elas:

1-Projeto e Desenvolvimento de Sistemas de Informação, onde os profissionais poderão desempenhar os papéis de analista de sistemas, programador de sistemas, gerente de desenvolvimento de sistemas de informação, gerente de projetos de sistemas de informação, consultor/auditor em desenvolvimento de sistemas de informação, etc;

2-Gestão de Sistemas de Informação, onde os profissionais poderão atuar como gestor da informação ou de tecnologia da informação, gerente de sistemas de informação, consultor/auditor em gestão de sistemas de informação, etc.