A partir de um Seminário realizado no ano passado sobre TV Digital, o Centro de Informática (CIn) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação  (PPGCOM)  oferece a partir deste semestre uma disciplina  sobre esse tema que será ministrada pelo professor Carlos Ferraz, do CIn,e Yvana Fechine, do Centro de Artes e Comunicação (CAC). A cadeira de Tópicos Avançados, “Televisão Digitalização/ Sistemas |Distribuídos 1 (TV Digital)”, propõe uma reflexão sobre as novas tecnologias da televisão e as transformações que estas proporcionarão na linguagem do meio. Essas transformações serão pensadas a partir do que caracteriza, hoje, a televisão como dispositivo comunicativo e das possibilidades abertas, sobretudo, pela incorporação das tecnologias para interatividade. O principal objetivo dessa disciplina é proporcionar uma instância de encontro, a partir da qual poderão surgir, propostas interdisciplinares de trabalho no âmbito da UFPE.

Os participantes da cadeira vão desde pós-graduandos em Ciência da Computação e em Comunicação, além de profissionais da TV Universitária (TVU-PE), e alunos de pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A disciplina envolve também a realização de um segundo seminário intitulado “Televisão digital: produção de conteúdos no ambiente da convergência”. Ele será aberto ao público, no dia 05 de novembro.

Segundo Yvana Fechine, “um dos grandes desafios postos pela TV digital é a produção de conteúdos, o que envolve tanto o desenvolvimento de aplicativos quanto de novos formatos. Para isso, é necessário o compartilhamento de informações e uma interlocução estreita entre profissionais de Informática e de comunicação, sobretudo para a proposição de formatos interativos.”

O professor Carlos Ferraz tem muito boa expectativa sobre esse curso. “Para nós da computação será uma oportunidade de entender melhor como se faz televisão, seus problemas e peculiaridades, para que possamos propor soluções tecnológicas mais adequadas à realidade”, disse.