Inovação e empreendedorismo são características já conhecidas na formação do Centro de Informática (CIn) da UFPE. A prova disso é que, das 80 empresas beneficiadas pelo PRIME (Programa Primeira Empresa Inovadora) da Finep, cerca de 10 são formadas por alunos do CIn.

O objetivo do PRIME é criar condições financeiras favoráveis para que empresas que estão começando com alto valor agregado, possam consolidar com sucesso a fase inicial de desenvolvimento dos seus empreendimentos.  E Pernambuco ganha destaque quando o comércio e a tecnologia andam juntos.

Um exemplo dessas novas empresas pernambucanas é a Vocal Lab Sistemas da Informação Ltda, um empreendimento que nasceu da oportunidade observada dentro do CIn, e que atua na construção de interfaces baseadas em voz. A empresa possui elevada competência técnica na área de processamento de voz, comprovada por meio de publicações nacionais e internacionais. Atualmente a Vocal Lab trabalha com a estruturação do negócio em três frentes: Reconhecimento de Fala, Síntese de Voz e Verificação de Locutor.

Outra empresa que demonstra o quanto o CIn incentiva os empreendimentos dos alunos é a Comment Lab, que trabalha na concepção de ferramentas em mídias sociais. A linha de produtos e serviços da Comment Lab inclui desenvolvimento, administração e estudos de viabilidade técnica e mercadológica em redes sociais. O diferencial da companhia é trazer para as mídias sociais o mundo da mobilidade, facilitando a interação entre pessoas.

Além dessas já citadas, outras empresas também foram aprovadas.
 Empresas como a SiliconReef, Improvess, TreeWay Solutions, JMJ Consultoria LTDA ME, BG Quality Serviços de Entrega Online Ltda, Plana Soluções, Code Media , DAX Tecnologia e Avaty! Tecnologia,  demonstram o quanto a economia e o mercado da tecnologia está crescendo em Pernambuco.