No dia 9 de novembro (segunda-feira) acontecerá a apresentação pública dos projetos vencedores do Imagine Cup 2009, às 15h no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Estarão presentes o diretor mundial acadêmico da Microsoft (MS) Emanuele Ognissanti, o gerente executivo acadêmico da Microsoft Brasil Amintas Neto, entre outros diretores da MS. O evento é uma iniciativa do Alumni – Associação de ex-alunos do CIn, em parceria com o Centro de Informática (CIn) da UFPE,  Microsoft Brasil e Inove Informática.

Esse ano, além da apresentação dos projetos, será dado um destaque para relação da participação dos alunos na Imagine Cup e a sua importância para o futuro profissional, que também é um dos objetivos da competição. Para isso, o gerente do Alumni, Jordano Bruno, relembrará a participação do CIn na competição desde a edição de 2003 e será exibido um vídeo com depoimentos dos ex-alunos e ex-participantes da Imagine Cup, que hoje, estão inseridos no mercado e bem sucedidos.

O tema proposto para 2009 foi “Imagine um mundo onde a tecnologia ajuda a resolver os problemas do planeta que mais nos desafiam hoje”. Os alunos da LEVV-IT, equipe campeã na categoria Desenvolvimentos de Jogos, composta pelos alunos Edgar Figueiredo Neto (CIn), Luciano José (Unicap), Vinícius Ottoni Figueiredo (Cefet), Victor Rafael Nascimento (Unibratec), sob orientação do empresário Diogo Burgos, desenvolveram o projeto Choice, um game tipo árcade com problemas reais, ou seja, o jogador aprenderia as necessidades de determinada região e teria que resolvê-las no jogo.

Já a Proativa Team, equipe vencedora da categoria Iteroperabilidade, formada pelos alunos do CIn Lucas Mello, João Paulo Oliveira, Amirton Chagas e Flávio Almeida, desenvolveu o ProLearning, que usa plataformas públicas como Orkut, Twitter e Second Life, para promover a aproximação de alunos de educação a distância, aumentando assim a absorção de conhecimento e evitando a evasão.

A final da edição de 2009 da Imagine Cup aconteceu no Cairo, Egito, entre os dias 3 e 7 de julho. Para o Brasil, o resultado foi além das expectativas. Desde o número de inscritos – mais de 75 mil alunos brasileiros –, número de projetos submetidos – 37% do total – ao resultado final: nove equipes finalistas, seis premiadas, das quais quatro ficaram em primeiro lugar, entre elas duas compostas por alunos do CIn, a LEVV-IT na categoria Desenvolvimento de Jogos e a Proativa Team em Interoperabilidade.