Uma idéia dos alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE foi uma das cinco finalistas do concurso PUSH N900 da Nokia. Há três meses desenvolvedores, técnicos, cientistas, artistas e designers do mundo inteiro começaram a trabalhar com objetivo de criar um projeto que envolvesse o novo smathphone da Nokia, o N900, conectado a algum outro dispositivo. Ao final, cinco equipes finalistas poderiam desenvolver o projeto.

O grupo formado pelos alunos do CIn Jesus Sanchez-Palencia, Ana Cecília Martins, Filipe Calegario e Patricia Montenegro – arquiteta pela UNB que atualmente trabalha como designer gráfica -, tiveram o projeto selecionado para ser desenvolvido junto com outros quatro trabalhos do mundo: um de Fortaleza, outros da Austrália, Canadá e Alemanha.

A idéia do "Sketch your World!" é que você tire uma foto com o N900 para que ela então seja transformada em traços de desenho, como no brinquedo Traço Mágico, comum nos anos 80.
A imagem é processada por um algoritmo simples, transformada em um conjunto de instruções e enviada, via Bluetooth, para um protótipo construído pelos alunos. Esse protótipo consiste de um microcontrolador chamado Arduino e um modem Bluetooth que controla dois motores ligados ao Traço Mágico. A imagem é então desenhada automaticamente.

Os cinco projetos ganhadores começaram a ser desenvolvidos em dezembro e as primeiras apresentações foram semana passada em Londres. Para ver outros detalhes do projeto, o grupo atualizou o blog da competição diariamente: http://blogs.nokia.com/pushn900/category/sketch-your-world/

“ Pretendemos ainda dar uma leve aprimorada no projeto e, quem sabe, tentar fazer com que ele esteja em outros eventos”, disse o aluno do CIn, Jesus Sanchez-Palencia.