Educação a distância pode ser a solução para quem não tem escola perto de casa ou condições financeiras de cursar uma faculdade presencial. Porém, muitos desses cursos disponíveis hoje apresentam limitações, como a pouca qualidade da colaboração entre os participantes ou a baixa qualidade do conteúdo programático.

Já pensou que a solução para isso pode ser simples? Descentralizar as aulas, torná-las mais atraentes, fazer interagir os alunos com os professores e colegas de turma, estimular o interesse dos estudantes em aprender e analisar os conteúdos são alguns dos objetivos de uma nova rede social criada no Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A Rede Social Educacional – Redu, trás uma proposta inovadora, voltada tanto para os alunos da rede de ensino a distância, quanto para professores. Agora, em uma espécie de Facebook educacional, todas as instituições e alunos cadastrados podem ser consumidores e produtores de assuntos, notícias, discussões, aulas e analise de conteúdos. Ou seja, quem publica e mantém o conteúdo do site são todas as pessoas, e a qualidade dos materiais e da colaboração é garantido pelos participantes da rede.

Várias ferramentas educacionais fazem parte do Redu, as pessoas podem cadastrar arquivos em PowerPoint, aulas em vídeo, áudio (podcasts) e criar simulados. “Serão várias sub-redes dentro de uma grande rede. O que queremos é que as pessoas estejam no centro da produção junto com os professores e os administradores dos cursos. Todos estarão bastante livres para montar as aulas e as discussões.”, disse um dos criadores do Redu, o aluno de mestrado do Centro de Informática da UFPE, Cássio Melo. “É uma ótima oportunidade para quem deseja se preparar para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pois os assuntos da prova poderão ser discutidos diariamente de uma forma mais divertida no Redu”, completa o mestrando.

A Rede Social Educacional é o resultado de um trabalho de um ano, elaborado por estudantes e pelo professor do CIn. Além de Cássio Melo, faz parte da equipe idealizadora do Redu, Alex Sandro Gomes, professor do CIn; André Diniz, Guilherme Cavalcanti e Guilherme Paiva, alunos do Centro da UFPE.

O lançamento do site acontecerá no Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Estado de Pernambuco: http://www.sinepe-pe.org.br/, no próximo dia 24 de fevereiro às 14 horas.

Endereço: http://www.redu.com.br