Com mais de 30 mil usuários cadastrados e cerca de 150 mil visualizações por mês, um portal científico criado por um ex-aluno de Mestrado Acadêmico do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco já se tornou um sucesso. O Follow Science (www.followscience.com), idealizado e planejado por Cleyverson Costa, está no ar desde outubro de 2009 e é uma rede social com o objetivo de agregar e compartilhar conteúdos científicos, como artigos e dissertações, em uma espécie de Facebook educacional.

Os usuários podem postar conteúdos livremente, em três línguas diferentes, e terem acesso a mais de 500 monografias já cadastradas na rede social. Além disso, existe um espaço no qual os maiores eventos acadêmicos, de todas as áreas de estudo, são divulgados. “Criei essa rede social observando uma necessidade dentro da academia. Pelos corredores da universidade, percebi o quanto nós precisamos de alguma coisa para nos informar sobre o próximo evento interessante ou sobre o trabalho de um colega”, disse Cleyverson Costa, criador do Follow Science.

Quem é cadastrado no site ainda pode ganhar dinheiro, basta ter uma conta no Google Adsense. “Em todas as páginas pessoais do Follow Science existe uma publicidade. Para ganhar dinheiro basta que, por exemplo, alguém entre na minha página e clique na propaganda que está lá. O dinheiro vem para mim automaticamente”, afirmou Cleyverson.