O doutorando do Centro de Informática (CIn) César C. França teve sua dissertação de mestrado publicada pelo edital de teses e dissertações na Editora Universitária da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A dissertação, orientada pelo professor do CIn Fabio Queda, foi uma das 17 selecionadas do edital da Propesq de 2009 para publicação, que inclui trabalhos de todos os Centros e cursos da UFPE, e foi a primeira do CIn a ser publicada.

O título do livro é “Um estudo sobre motivação em integrantes de equipes de desenvolvimento de software” e trata sobre motivação dos engenheiros de software de 20 empresas do Recife e propõe estratégias para desenvolver a motivação em diferentes tipos de projeto de software. De acordo com França, sua inspiração para o trabalho foi uma pesquisa feita nos EUA em 2006 que aponta a Tecnologia da Informação (TI) como umas das profissões onde se encontra mais estresse e desinteresse por parte dos profissionais.

“Isso me impressionou, pois TI ficou em primeiro lugar dentre profissões como medicina e finanças. Além disso, passei a perceber essa falta de interesse entre meus amigos e vi muitos largarem seus empregos da área de engenharia de software e migrarem para outras áreas”, diz o doutorando.
Lançado no final de 2009, os resultados da pesquisa apresentados no livro já foram divulgados em países como Estados Unidos (EUA), Inglaterra e África do Sul. O livro atualmente está sendo vendido pela Editora Universitária e com França, a 20 reais. Os interessados podem entrar em contato com o aluno através do email cesarfranca@gmail.com

Pesquisa – França faz parte de um grupo de pesquisa composto por 22 alunos do CIn, 20 de mestrado e 2 de doutorado, orientados pelo professor Fabio Queda, o Human Aspects on Software Engineering, conhecido como HASE. O grupo trabalha com pesquisas experimentais sobre aspectos humanos que influenciam o dia-a-dia e a produtividade de engenheiros de software e o sucesso de projetos, como personalidade e comportamento de engenheiros de software, perfil de liderança de gerentes de projeto etc. Outros professores do CIn como André santos, Sérgio Soares e Renata de Souza também contribuem com o HASE