Quatro projetos do Centro de Informática (CIn) da UFPE foram aprovados para a Incubadora no C.A.I.S. do Porto, ação do Porto Digital que visa dar apoio a iniciativas que desenvolvam soluções para problemas dos setores produtivos do estado. As equipes aprovadas foram: Redu – Rede Social Educacional, mobiCLUB – Sistema de Pagamento Móvel, SeuTicket e Retriever.
 
A proposta “SeuTicket” do empreendimento Codemedia foi aprovada na categoria de eventos. O serviço planejado por Antônio Inocêncio, Guilherme Barreto e Thiago Diniz, alunos de Ciência da Computação, permite a venda de ingressos de shows, cinema e até jogos através do celular. O novo meio de compra ajuda o consumidor a evitar as indesejáveis filas, gastando assim, menos tempo. A idéia surgiu durante a disciplina de Projeto de Desenvolvimento, conhecida popularmente como “Projetão” e seguiu adiante.
 
  “É uma oportunidade única, pois estaremos trabalhando dentro de um ambiente de negócios junto a outras equipes que também trabalham com tecnologia e têm o mesmo objetivo: crescer”, destaca Antônio Inocêncio, um dos criadores do projeto falando sobre a possibilidade de se criar um bom Networking e ainda ter o nome do Porto Digital atrelado ao da empresa. Para Antônio, ter passado pela comissão julgadora formada pelo C.E.S.A.R, FINEP e Sebrae, além do próprio Porto Digital e do CIn, serviu como uma injeção de ânimo. “Ser testado e aprovado por uma equipe dessas só deixou mais claro que nossa idéia é, de fato, viável e seguiremos com o nosso trabalho mais confiantes ainda”, diz o estudante. Ele também ressalta a importância do feedback dado pela comissão que serviu até mesmo para abrir os olhos do grupo acerca de determinados pontos que até então haviam passado despercebidos.
 
O Projeto Retriever também surgiu durante o “Projetão”. Lúcio Ribeiro sócio da idéia juntamente com Ciro Ceissler, Igino Musselman e Thiago Lima, todos formandos ou formados em Engenharia da Computação no CIn, fala de como a disciplina foi importante para animar o grupo. “O que nos motivou a levar o projeto adiante foi a visão de que somos realmente capazes de solucionar os problemas alheios, aplicando o conhecimento adquirido durante a vida acadêmica e também a motivação sempre acesa por empreender”, diz. A proposta do Retriever é criar facilitadores para o controle do processo de logística de empresas, mais especificamente no ramo de próteses ortopédicas. O objetivo é reduzir custos, automatizar e agilizar processos a partir da centralização de informações. A idéia também pode ser expansível para outros mercados, pois atende as peculiaridades existentes na área de logística.
 
 Já no projeto “Redu”, André Diniz, Cassio Melo, Guilherme Cavalcanti e Guilherme Paiva, alunos do CIn, tiveram a idéia por causa da disciplina IUM – Interface Usuário Máquina – ministrada pelo professor Alex Sandro Gomes. Como todos tinham interesse no tema “Educação”, escolheram um projeto nessa área. Foi então que surgiu a proposta de um ambiente social online que potencializasse a aprendizagem. A rede visa criar, comercializar e distribuir aulas interativas, exames, simulados e ambientes restritos para instituições de ensino. Para Guilherme Cavalcanti, um dos sócios do projeto, a aprovação no Porto Digital vai trazer visibilidade à iniciativa e graças à assistência que será dada pela Incubadora será possível agregar conhecimentos administrativos essenciais. Guilherme também destaca a importância de ser aprovado pelo comitê de avaliação. “Passar pelo crivo de especialistas do mercado de tecnologia nos dá uma idéia do potencial do Redu como negócio. Estamos motivados, mas com os pés no chão, cientes do desafio de se criar um produto web 2.0 brasileiro”, diz.
 
  A “Incubadora de Empresas” é um espaço planejado para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Participar da incubação proporciona ao empreendimento capacitar ainda mais seus membros, criar redes de contatos, ter uma infra-estrutura propícia para o desenvolvimento do projeto e ainda gerar credibilidade à iniciativa. Para conhecer melhor a ação acesse: www.portodigital.org.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00