O projeto CommentBox, aprovado na 1ª fase do Desafio Brasil GV – Intel 2010, está em operação na Exposição Filatélica do Centro Cultural dos Correios no Recife Antigo. A idéia desenvolvida por Vítor Torres e Adriano Gomes, alunos do CIn, e João Paulo Moraes, ex-aluno de Ciência da Computação, juntamente com Suelen Gonzalez e Romero Rolim é um novo tipo de mídia interativa. Nela é permitida a interação de pessoas com animações projetadas em superfícies planas, como chãos e paredes. A projeção se modifica de acordo com o movimento da pessoa próxima ou sobre ela. O produto permite uma nova forma de experiência para o consumidor ou público alvo, pois transforma qualquer ambiente numa plataforma interativa, fazendo com que o público se envolva na proposta. Para compor a nova mídia são usados um projetor de alto brilho, uma câmera infravermelha e um computador com o software responsável pelas animações. A câmera capta o movimento e o computador recebe as imagens, executando o software que controla as projeções.

A exposição dos Correios tem como tema “Futebol – Uma PAIXÃO Nacional” e conta com uma coleção de selos lançados sobre as copas e também peças históricas de referência ao futebol, como carimbos, fotografias e documentos. Na parte interativa da exposição, chamada “Gol de Placa”, os visitantes são convidados a jogarem a Jabulani Virtual, na simulação de um campo de futebol. A exibição fica até 29 de setembro na Rua Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife no Centro Cultural dos Correios. Para conhecer mais sobre o CommentBox basta acessar o site www.commentbox.com.br.