Os alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Bruno Monteiro, Thiago Monteiro Prota e Eduardo Araujo Oliveira, tiveram seus artigos publicados pela Revista Brasileira de Informática na Educação. O periódico nacional contemplou “Amadeus-TV: Portal Educacional na TV Digital Integrado a um Sistema de Gestão de Aprendizado” e “i-collaboration: Um modelo de colaboração inteligente personalizada para ambientes de EAD”. Os alunos tiveram a colaboração dos professores do CIn, Alex Sandro Gomes, Fernando Fonseca de Souza e Patrícia Tedesco.
 
No artigo “Amadeus-TV” de Bruno e Thiago Monteiro, juntamente com os professores Alex Sandro Gomes e Fernando Fonseca, é descrito o processo de concepção e desenvolvimento de uma extensão do Sistema de Gestão de Aprendizagem Amadeus, uma espécie de educação à distância. No trabalho a extensão é direcionada ao contexto da TV Digital, assim como Web e Mobile, visando aplicações interativas de Objetos Digitais de Aprendizagem.
 
Já em “i-collaboration” do aluno Eduardo Araujo e da professora Patrícia Tedesco, é tratado o tema da evasão escolar e de como é possível suprir esse problema. O texto introduz um novo conceito de colaboração, o chamado i-collaboration. Esse modelo passa a tratar cada aluno de maneira individual e pessoal, proporcionando um ambiente colaborativo que tem como base a personalidade e as preferências do estudante. O método visa contribuir na diminuição dessa taxa de evasão, ajudando no controle dos problemas de desmotivação e também do sentimento de isolamento por parte dos alunos.
 
Os trabalhos podem ser lidos na íntegra pelos links http://tiny.cc/CInArtigo01 e http://tiny.cc/CInArtigo02.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00