No dia 25 de setembro, a turma do curso de MBA Executivo em Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) do Centro de Informática (CIn) da UFPE visitou o Complexo Industrial e Portuário de Suape como parte da aula de “Planejamento e Mudança Organizacional”, ministrada pelo professor Gílson Ludmer. No local, a recepção ficou por conta do Supervisor de Sistemas, Manoel Ricarte, aluno do GTI 4. A Tecon Suape, responsável pelo gerenciamento da movimentação dos contêineres dentro do terminal, abriu as portas para o grupo através da Gerente de TI,  Drª Roberta Siqueira,  ex-aluna da 3ª turma do GTI MBA.

Na ocasião, a gerente apresentou seu projeto de implantação de TI em um terminal portuário de contêineres nacional, que está sendo executado pelo Porto de Suape e também foi tema de sua monografia "O Impacto das Inovações Tecnológicas em um Terminal Portuário de Contêineres". Os resultados indicaram a TI como fator indutor de mudanças, influenciando e sendo influenciados pelas constantes inovações. Durante sua implantação foram descobertos desafios para o aprendizado e conhecimento organizacional no campo de estudo, impondo fortes alterações na estrutura e na cultura organizacional, em especial, e nas habilidades exigidas dos trabalhadores portuários para o gerenciamento destas mudanças.