Mais um projeto de pesquisa do Centro de Informática (CIn) da UFPE ganha destaque no meio acadêmico internacional. O projeto Sísmica, coordenado pelo professor Manoel Eusebio, será apresentado na Conferência SuperComputing 2010 (SC10), em Nova Orleans, nos Estados Unidos. Durante o evento, que acontece entre 13 e 19 de novembro, integrantes do Projeto Sísmica apresentarão a última versão da arquitetura do hardware de alto desempenho computacional, desenvolvido através de dispositivos lógicos reconfiguráveis (FPGA’s), que implementa um algoritmo de modelagem computacional de superfícies submarinas para rastreamento de petróleo.   
 
Segundo Marcelo Marinho, gerente do projeto, o grande desafio do grupo é aprimorar  a ferramenta já existente, visando a redução do tempo de processamento, custo e potência.
 
O Projeto Sísmica, desenvolvido há quase dois anos, é uma parceria entre o CIn/UFPE e CENPES/Petrobras. Sua participação na Conferência será dentro do workshop High-Performance Reconfigurable ComputingTechnology & Applications. O projeto também recebeu um convite para ser apresentado como um caso de sucesso, no stand da GIDEL, empresa que tem fornecido os kits de desenvolvimento utilizados no projeto.
 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00