Quatro projetos do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) foram selecionados para a Campus-Party Brasil 2011: O MobiClub, na categoria Campuseiros inventam, SeuTicket, Tuit.in e CATS, na categoria  Campuseiros empreendem. As equipes vencedoras iram apresentar seus projetos para uma comissão avaliadora e os vencedores poderão ganhar, além de prêmios em dinheiro e uma patente do projeto, um mentor para ajudá-los na hora de adaptar o produto às necessidades do mercado. As inscrições foram feitas através do preenchimento de um formulário online, no final do ano passado.
O MobiClub concorreu com mais de 300 projetos e ficou entre os 15 finalistas. Idealizado pelos estudantes de Ciência da Computação Bruno Inojosa, 23 anos, Tiago Canto, 22, Tiago Leite, 21, e Danilo Ferreira, 23, o MobiClub é um sistema de pagamento por celular integrado com o sistema financeiro dos estabelecimentos. Com sua utilização não seria necessário enfrentar filas para fazer o pagamento das contas de restaurantes, por exemplo. Para Inojosa, essa conquista é um pontapé para se inserir no mercado de trabalho. “Estamos bastante animados, pois passamos por uma seleção rigorosa e vimos que nosso projeto realmente tem potencial”, comemora o estudante.
Após concorrer, também, com mais de 300 projetos, o City Activities Tagging System (CATS) foi um dos 10 selecionados na categoria Campuseiros empreendem aplicativos para dispositivos móveis (smartphones, PC tablets e palms). Desenvolvido por 7 alunos do CIn-UFPE, o CATS é um website sobre pessoas e eventos. Segundo um dos idealizadores do projeto, o estudante Flávio Juvenal, o foco é oferecer informação social sobre os eventos. Para isso, o website exibe um resumo do perfil das pessoas que vão ao evento, indicando faixa-etária, proporção entre os sexos e status de relacionamento. “O objetivo principal do projeto é consolidar um sistema web e mobile que ajude o usuário a escolher os eventos para ir, em seu tempo livre”, diz o estudante.
Já o SeuTicket, também finalista na categoria Campuseiros empreendem aplicativos para dispositivos móveis (smartphones, PC tablets e palms), é uma plataforma para a compra e venda de ingressos, criada em parceria entre os alunos do CIn-UFPE Antônio Inocêncio, Guilherme Barreto e Thiago Diniz. Segundo os idealizadores do projeto, o SeuTicket é um serviço inovador que permite a venda de ingresso, de maneira rápida, segura e de baixo custo por mensagem de texto através do celular. “Hoje o projeto já está sendo comercializado e estamos negociando a parceria com uma grande empresa do ramo de venda de ingressos online”, diz Inocêncio.
Com 14 anos de existência, a Campus Party é considerado hoje o maior evento de inovação, ciência, criatividade e entretenimento digital de todo o mundo. Nela, há a troca de experiências e realização de atividades relacionadas a computadores, às comunicações e às novas tecnologias, entre estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e outros tantos curiosos.