A correria do mundo moderno, muitas vezes, impede as pessoas de procurar serviços básicos como saúde e educação. Com isso, surgiu a necessidade de soluções mais cômodas, que se adéquem à rotina de cada um. É nesse contexto, que nasce o Ensino Presencial Web, projeto criado pelo aluno de mestrado do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE), Alysson Morais, que oferece cursos profissionalizantes presenciais via web, na área de informática.
Idealizado desde 2007, o projeto ganhou vida no final de 2010, com a criação do site www.qualifico.com.br. Diferente dos cursos a distância existentes no mercado, a metodologia de ensino do Presencial Web é similar ao ensino tradicional. Nele, o material é o mesmo utilizado nos cursos presenciais, com o grande diferencial da interação constante entre alunos e professor. Essa metodologia foi homologada pela IBM e adotada por algumas empresas de TI do Brasil para essa modalidade de ensino.
Segundo o mentor do projeto, a participação das aulas é 80% maior, se comparado às aulas tradicionais em salas de aula. “Apesar de serem cursos oferecidos em grupo, os estudantes têm uma relação mais individual com os professores e, por isso, se sentem mais à vontade. Isso se reflete, por exemplo, na hora de perguntar, pois muitos perdem o medo de fazer um questionamento que possa ser considerado irrelevante pelos outros”, afirma Morais.
Na metodologia de ensino usada no Presencial Web o aluno é avaliado constantemente. “Em todas as aulas são feitos questionários sobre os assuntos discutidos anteriormente, e esse desempenho interfere no resultado final das notas. Além disso, todas as aulas são gravadas e disponibilizadas no site do serviço, possibilitando ao aluno rever o conteúdo e tirar possíveis dúvidas”, diz.

Hoje, o Presencial Web conta com uma equipe de três professores e oferece dez cursos – Lógica de programação; Scrum na prática; Java básico; Teste Exploratório: teoria e prática; Java avançado; Java Entreprise Edition; Comércio eletrônico; Bando de dados; Gerenciamento de Serviços com ITIL, além do  mini curso de Scrum. E logo será lançado o curso de Android. Os valores dos cursos variam de R$ 150 a R$ 600, preços mais baixos que os oferecidos pelo mercado em cursos tradicionais, segundo Morais. Desde o lançamento do site do projeto já foram feitas mais de mil inscrições. Para mais informações e inscrições entre no site www.qualifico.com.br.