De 21 de março e 2 de abril será realizado no Centro de Informática (CIn) da UFPE o II Workshop de Software Livre (WSL), que visa apresentar tecnologias e plataformas ligadas à comunidade open source e divulgar o uso de software livre no meio acadêmico. Em sua primeira edição, o evento era voltado apenas para os calouros do CIn. Desta vez, professores, estudantes do CIn e de outros centros, profissionais de informática e todos que quiserem conhecer mais sobre o mundo open source serão bem vindos.

Nesta edição, duplicaram-se o número de cursos, abordando novas plataformas e cobrindo diversas áreas como web, computação gráfica, desenvolvimento e jogos. Serão oferecidos 10 mini-cursos, com duração de 4 horas, que são: Python, Linux Básico, Django, QtQuick, Ruby, VIM e GIT , Linux Avançado, HTML5 e PyGame, das 17h às 21h; e Blender, dia 22, das 14h às 18h. Para mais detalhes sobre cada curso, confira o portal do evento: http://wsl.cinlug-br.org.

Segundo um dos organizadores do II WSL, o estudante de Ciência da Computação do CIn, Adriano Melo, os cursos oferecidos têm uma abordagem prática que acompanha as necessidades do mercado de TI. “A maioria dessas tecnologias não são abordadas nos cursos de graduação. Além da aprendizagem técnica, há o melhoramento do networking e fortalecimento da comunidade de software livre na universidade”, acrescenta Melo.
Para o CInLUG, o workshop serve como um catalisador para divulgar o conhecimento de tecnologias open source, utilizadas no mercado de trabalho, e também para apresentar aos estudantes, profissionais e entusiastas os benefícios do desenvolvimento colaborativo apoiado por uma comunidade.
No último dia do II WSL (02/04), serão realizadas palestras sobre software livre em parceria com o Grupo de Usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE). Os temas apresentados e discutidos serão diversos, desde a evangelização do software livre a trabalhos de mestrado. O workshop será todo transmitido pela internet, por meio de um link que será disponibilizado no site do evento.

Para participar do evento, que é gratuito, não precisa se inscrever, basta comparecer no dia desejado. A prioridade para participação nos mini-cursos e palestras será por ordem de chegada.
Acompanhe as novidades do evento pelo twitter do CInLUG (@cinlug) e/ou assine a lista de discussão no Google Groups (http://groups.google.com/group/cinlug).