No próximo dia 14 de abril, o Centro de Informática da UFPE (CIn-UFPE), que se destaca por sua excelência, criatividade, pesquisa, desenvolvimento, inovação e espírito empreendedor, terá mais um motivo de orgulho. Neste dia será defendida a milésima dissertação de mestrado, na qual foi desenvolvido um estudo na tentativa de identificar as interações entre os polimorfismos de base única (SNP) que mais influenciam na ocorrência de uma doença. Após a defesa da pesquisa, que se iniciará às 14h, haverá uma solenidade para comemorar o marco histórico.

 
Para o coordenador da Pós-graduação em Ciência da Computação do CIn, Nelson Souto Rosa, essa conquista serve para confirmar o compromisso social que o Centro tem com a população. “Hoje nós já somos referência regional e nacional na área de Tecnologia da Informação (TI) e essa defesa será um passo para a internacionalização dos trabalhos realizados aqui”, comemora.
 
A orientadora do projeto, a professora Katia Guimarães, acredita que a principal dificuldade para a realização da pesquisa foi a falta disponibilidade de dados reais, aqueles obtidos através da análise de pacientes. “Na maioria das vezes, trabalhamos com dados sintéticos/simulados, o que leva a resultados, no mínimo, questionáveis.”. A interação entre as áreas da Computação, Biologia, Bioquímica e Estatística fará com que esses resultados passem a ser mais concretos e seguros.
 
A cura e o tratamento para doenças como diabetes, asma e vários tipos de câncer, e que acometem uma grande parte da população, são a principal motivação da pesquisa. “Um maior conhecimento sobre os genes que influenciam na ocorrência dessas doenças é importante tanto na prevenção, como também na produção de fármacos mais adequados para cada pessoa”, afirma a mestranda Flávia Roberta Barbosa de Araújo.
 
O trabalho, intitulado “Análise de abordagens computacionais na interação SNP-SNP e aumento do risco a doenças”, não se encerrará por aqui. O  próximo passo será o doutorado da aluna, que terá como base o estudo dos métodos utilizados atualmente e irá propor soluções para os problemas encontrados durante as pesquisa.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00