O ex-aluno do Centro de Informática (CIn) da UFPE Pedro Bello é o mais novo contratado da Google, nos EUA. Destaque entre os melhores do Brasil e do mundo em competições de programação, como o Top Coders, Google Code Jam e Facebook Hacker Cup, Bello também foi maratonista e, inclusive, coach do time CIn/UFPE no 2010 ACM ICPC, o que gerou convites para ministrar cursos preparatórios no CIn, na USP e até no Peru.

A proposta de seleção foi enviada por uma recrutadora da Google. A partir disso, ocorreram ciclos de entrevistas e algumas semanas depois foi comunicado sobre sua contratação para uma das maiores empresas do mundo.

Segundo o ex-aluno, foi a importante participar das diversas atividades acadêmicas, principalmente no Projeto CIn/Maratona de Programação. “O estilo das perguntas nas entrevistas é bem parecido com o que encaramos em competições de programação, basicamente você tem um problema computacional e precisa pensar em uma solução para o problema e posteriormente implementar a solução. Logo treinar para as competições me tornou mais preparado para as entrevistas”, explicou.

A professora do CIn Liliane Salgado, que prepara os alunos para a Maratona de Programação, afirma que essa contratação é fruto de muita dedicação e competência no ambiente do CIn. Ela é enfática quando elogia o rapaz: “até onde sei, é o melhor do Brasil”.

“Se preparar para as entrevistas revisando conceitos fundamentais de computação e resolvendo problemas envolvendo algoritmos e estruturas de dados, e participar de competições como a maratona de programação são uma forma de você melhorar sua habilidade de ‘pensar’, resolver problemas e ainda se divertir”, diz Pedro Bello, deixando a mensagem aos seus colegas que também sonham em trabalhar em uma grande empresa.