O Grupo de Pesquisa em Redes e Telecomunicações (GPRT) do Centro de Informática (CIn), em parceria com a empresa Ericsson, levou o aluno Wesley Davison Braga Melo para a Hungria. O objetivo do intercâmbio é integrar as metodologias que foram construídas pelo projeto com o processo de gerenciamento desenvolvido na empresa.
Wesley Melo, 9º período de Ciência da Computação, iniciou seu trabalho no Centro de pesquisa da Telecommunications Hungary (ETH) no dia 1º de Junho e vai passar 45 dias neste intercâmbio. O aluno faz parte da equipe GPRT, dos professores Djamel Sadok, Judith Kelner, Kelvin Lopes e Stenio Fernandes, criado em 2001 com o objetivo de formar recursos humanos e realizar pesquisas científicas em tópicos avançados nas áreas de Redes de Computadores e Telecomunicações.
O projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com a empresa sueca Ericsson (Lei de Informática) é o Broadband Traffic Measurement and Analysis (BTMA), que em português significa "Análise e Gerenciamento de Banda Larga", e vai otimizar os processos de gerenciamento dos serviços que Provedores de Internet possuem, sobretudo em seu centro húngaro, o maior localizado fora da Suécia.
Os projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do grupo recebem financiamentos das agências de fomento do governo estadual e federal, além das empresas privadas que utilizam o Fundo Setorial de Energia, o Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural e a Lei de Informática (como no caso da Ericsson) para firmarem convênios de pesquisa em temas interessantes para os dois lados.
Para mais informações:
Site do GPRT: