Os alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE que estão na final mundial da Imagine Cup 2011, Lucas Mello, Daniel Ferreira e Luca Bezerra, foram recebidos na última quarta-feira(29) pelos Senadores, em Brasília, durante a reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Além deles, estavam presentes também os participantes de outras equipes finalistas: Francinildo Kleyson, Hugo Rodrigues, Edmiel Leandro, Júlio Rodrigues, Camilla Avellar, Rafaela Costa, Rafael Kaminenkoe e Caroline de Moraes.

O motivo da presença dos estudantes no Senado Federal foi o recebimento de uma homenagem por estarem representando o Brasil na final mundial de uma importante competição a nível mundial que envolve educação, ciência, tecnologia e inovação: a Imagine Cup 2011.

Alguns senadores falaram da importância do evento realizado pela Microsoft e da contribuição deste para o desenvolvimento do país. “Sé nós tivermos cada vez mais um número de estudantes que tenham oportunidade de desenvolver inovações para construir um mundo melhor, certamente o Brasil se encontrará com seu destino”, afirmou o senador Rodrigo Rollemberg.

Lucas Mello foi convidado pelo presidente do colegiado, Eduardo Braga, a apresentar o evento, em nome dos demais competidores. Ele destacou o excelente crescimento da participação do Brasil. “Como se trata de uma competição de criatividade, a gente se destaca muito. Nós temos demonstrado muito mais criatividade do que participantes de outros países em competições de inovação como a Imagine Cup.”.

Além disso, Lucas também apresentou à Casa o projeto que ele e sua equipe desenvolveram para participar da competição. “O projeto da gente, este ano, consiste numa aplicação para celular que permite que os surdos se comuniquem com o ouvinte como a gente.”

Sobre a Imagine Cup É realizada anualmente pela Microsoft desde 2003. E tem o intuito de encorajar os jovens a pensarem como a inovação na indústria de tecnologia pode auxiliar na resolução dos problemas do cotidiano. O tema deste ano é “Imagine o mundo onde a tecnologia ajude a resolver os principais problemas que a humanidade enfrenta.”