Através de um aplicativo que dá descontos especiais e prêmios para os usuários sem estes terem que pagar nada, a startup Alveus, composta por alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE, classificou-se para a final nacional do Desafio Brasil. A equipe foi formada recentemente na disciplina Projeto de Desenvolvimento, o Projetão, e já participa desta competição nacional de startups de base tecnológica, com premiação, educação, capacitação e investidores.
Segundo o gerente André Ferraz, a Alveus é a primeira empresa brasileira a desenvolver tecnologias de localização indoor (dentro de ambientes fechados), uma tecnologia de alta complexidade. “O Ubee [nome do projeto] é um sistema que vai revolucionar o varejo e a maneira de fazer compras, com um aplicativo para dispositivos móveis que traz mais praticidade, interação e diversão para as compras. Uma analogia interessante é que o Ubee é o Buscapé [comparador de preços de lojas virtuais] da vida real, o Google Maps dos ambientes fechados e os cartões de fidelidade do mundo virtual”, explica o aluno do CIn.
Na primeira etapa do Desafio Brasil, há a submissão, via internet, do sumário executivo do projeto e um vídeo de um minuto. A segunda fase, que foi uma final regional realizada na sede do Porto Digital no último dia 11 de agosto, consiste na elaboração de um plano de negócios e de uma apresentação para uma comissão de julgadores.
Agora, a final nacional será em São Paulo entre os dias 29 e 31 de agosto. Os quatro melhores colocados farão uma nova final, mas desta vez do Desafio Intel América Latina, disputado com outros países.
Para André Ferraz, a importância da participação em um evento deste porte é principalmente pelo aprendizado, pois o cenário de batalha que as empresas enfrentam gera um grande amadurecimento. Além disso, ele vê como uma forma de validar a essência do projeto e ter visibilidade no meio de investidores e possíveis clientes. “O CIn foi fundamental nessa trajetória por trazer um ambiente de fomento à inovação, principalmente na Disciplina Projetão”, destaca o jovem empreendedor.