No último sábado, 17/09, aconteceu a primeira fase da Maratona de Programação, referente ao 2011/2012 ACM IBM International Collegiate Programming Contest. E das 50 vagas disponíveis, as duas destinadas a sede Pernambucana, localizada na AESO, foram conquistadas por equipes formadas por alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE.
Os times Challenge Accepted!, constituído por Davi Duarte, Filipe Martins e Luiz Afonso, e Fulano, Beltrano e Sicrano, formado por Israel Batista, Marcio Barbosa e Pedro Vitor conseguiram se classificar para a próxima etapa da competição, a Regional Sulamericana, que acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.
Além destas, também estavam lá mais três equipes do CIn, que obtiveram excelente desempenho, mas não se classificaram devido as regras da competição, que limita a dois o número de times por instituição. São elas: Depois a gente diz!  – composta por Adriana Liborio, Arthur Alem e Rafael Brandão, xD – de Dalton Santana, Tullio e Sergio Filho e Info Nau – de Eduardo Bastos, Lucas Veras e  Rafael Marinheiro.
“Temos muitas razões para celebrarmos, pois conseguimos colocar 3 times entre os 10 melhores do país dentre 481 instituições. Parabenizo nossos maratonistas pela contínua dedicação a este projeto. Sem esta vontade de aprender, crescer e vencer o CIn/UFPE não ocuparia esta posição de destaque no cenário nacional e mundial.”, conta a professora Liliane Salgado, que é a responsável pela preparação dos alunos para a Maratona.

Sobre a Maratona de Programação –
É um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que existe desde o ano de 1996. Desde o ano de 2006 o evento vem sendo realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso.