Alunos do doutorado e professores do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) receberam, na última quinta-feira (29), as premiações de segundo e terceiro colocados no 25º Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), realizado em São Paulo, na Universidade Mackenzie. Os artigos, totalmente em inglês, foram escritos em parceria com estudantes de outras universidades.

O segundo lugar foi para o trabalho "Safe Composition of Configuration Knowledge-based Software Product Lines", doutorando Leopoldo Teixeira (UFPE), professor Paulo Borba (UFPE) e professor Rohit Gheyi (UFCG), esse último doutor pelo CIn. O texto na íntegra está disponível no endereço  http://twiki.cin.ufpe.br/twiki/pub/SPG/GenteAreaPublications/SBES11_teixeira.pdf e propõe uma abordagem automatizada para a verificação da composição segura de Software Product Lines (SPLs) com conhecimento de configuração explícita.

Em terceiro, o artigo "Teste Agile do Comportamento Excepcional", de Rafael Di Bernardo, professores Fernando e Sérgio Soares (UFPE), Ricardo Sales Junior, Nélio Cacho e Roberta Coelho (UFRN); cuja versão completa pode ser encontrada no site https://sites.google.com/a/cin.ufpe.br/castor/jUnitE. Nele, a equipe apresenta uma forma ágil para testar o comportamento excepcional de um sistema e a implementa como uma extensão do framework JUnit.

Paralelamente ao SBES, também ocorreram o 15º Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP); 14º Simpósio Brasileiro de Métodos Formais (SBMF); 5º Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização (SBCARS); e Miniconferência Latino-americana em Linguagens de Padrões de Programação (MiniPLoP Brasil). O Congresso Brasileiro de Software (CBSoft), que abriga o SBES e demais simpósios, está em sua segunda edição.