O Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) mais uma vez mostra sua excelência através do reconhecimento público. Na noite da última quarta-feira (30), em Campina Grande (PB), o CIn foi anunciado vencedor do Prêmio FINEP de Inovação 2011 da região Nordeste na categoria Instituição Científica e Tecnológica. Agora, irá concorrer à etapa nacional, cujo resultado será divulgado em 15 de dezembro.

Para o diretor do CIn, Paulo Cunha, o prêmio representa o esforço coletivo de uma equipe que acredita na instituição como um Centro Inovador e é também o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido no CIn ao longo dos 37 anos de existência desse centro. "Estamos muito felizes. Já tivemos muitas alegrias esse ano com outras competições, mas vencer essa etapa regional do Prêmio FINEP de Inovação foi uma das melhores conquistas de 2011. Para nossa alegria ficar completa só falta agora o primeiro lugar nacional".

Para o vice-diretor do CIn, André Santos – que esteve presente na cerimônia oficial – este foi “mais um grande reconhecimento da nossa inovação e cooperação com a sociedade e a indústria, além da competência na capacitação de pessoas”. A linha de financiamento da Finep será de R$ 500 mil, dando oportunidade de gerar mais trabalhos para os alunos e professores da casa.

Em 2011, houve 47 inscritos na região Nordeste. Os vencedores receberão recursos para investir no desenvolvimento de projetos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Pernambuco, Ceará e Bahia foram os estados mais premiados na etapa.