Os professores do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Ruy Queiroz e Anjolina Oliveira lançarão nesta sexta-feira (2), às 19h, o livro The Functional Interpretation of Logical Deduction, escrito em parceria com Dov Gabbay, da King’s College (Reino Unido). A noite de autógrafos será na SBS Livraria Internacional, localizada na avenida Conselheiro Rosa e Silva, 1519.

A obra de 300 páginas parte da idéia de que as noções de dedução e inferência são fundamentais numa teoria do significado para a linguagem da matemática, porém não no sentido epistemológico; no início dos anos 1980, surge uma perspectiva fundamentada no paradigma "significado é uso" de Ludwig Wittgenstein, que permite uma leitura do conceito de "jogos de linguagem" num sentido tecnicamente preciso.

Tudo isso se realiza através de uma combinação das técnicas da lógica de predicados com as ferramentas do cálculo lambda, concebidos por Gottlob Frege, o pai da lógica moderna. O resultado é uma nova abordagem à formalização do raciocínio que incorpora linguagem e meta-linguagem de uma forma harmoniosa e matematicamente fundamentada.