Trabalhar em equipe e desenvolver um sistema de computação que tenha valor para a sociedade. Isso é o que é proposto aos estudantes do 5º período do curso de Ciência da Computação e do 8º período do curso de Engenharia da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE, durante a disciplina Projeto de Desenvolvimento, ou Projetão, como é conhecida entre os alunos.
Durante o decorrer da disciplina os alunos criaram empresas fictícias para desenvolver os projetos. São elas: Reeforge, com o Pluviara; Mutua, com o Fiscalize; RedLotus, com o WeMeet; e Sincco, com o More+. E na próxima quarta-feira (21), das 9h às 16h, acontecerá nos Laboratórios de Graduação a Feira de Projetos, na qual serão feitas as demonstrações dos produtos criados. A defesa dos trabalhos será no Anfiteatro, a partir das 17h.
O Projetão é uma disciplina muito prática e exige muito esforço dos alunos. “Nós aprendemos a desenvolver tudo por nossa conta. A experiência de trabalhar um semestre em equipe, consultando pessoas de diversos ramos, pesquisando e aprendendo novas tecnologias, além de lidar com gerenciamento de tempo e atividades, é bastante gratificante e nos auxilia a amadurecer como estudantes e profissionais”, comenta Pamela Thays, estudante do curso de engenharia da computação e membro da empresa Reeforge.