Nesta terça-feira (14 de fevereiro), os organizadores da International Competition of Time Series Forecasting divulgaram o resultado oficial, confirmando o primeiro lugar conquistado pela associação de três instituições pernambucanas. A equipe da NeuroTech, junto com o Centro de Informática da UFPE e a Unidade de Educação a Distância e Tecnologia da UFRPE superaram mais de 15 equipes de instituições internacionais.

O desafio proposto na competição consistia em prever de 7 a 200 valores futuros, para 8 séries temporais distintas, relacionadas ao comércio de livros tais como demanda, faturamento e estoque, entre outros. Além da previsão dos valores, a competição incluía a preparação de um artigo para uma sessão especial da conferência científica do IEEE.

A equipe liderada pelo Prof. Paulo Adeodato (NeuroTech+CIn-UFPE) tem sido destaque no cenário internacional nos últimos 5 anos, tanto na conquista de prêmios, quanto na organização de competições internacionais. Em 2007, a equipe havia conquistado o 2º lugar na NN3 Forecasting Competition em New York e o 2º lugar na PAKDD Data Mining Competition em Nanjing e, em 2008, o 2º lugar na NN5 Forecasting Competition em Hong Kong. Em 2009, a equipe organizou a PAKDD Data Mining Competition em Bankok e, no ano seguinte, em Hyderabad.

Após 3 anos sem concorrer, com mais experiência prática operando carteira de investimento na BOVESPA e competências complementares, a equipe voltou a competir no domínio de previsão de séries temporais. O Prof. Domingos Salazar (EADTec-UFRPE) e o Dr. Adrian Arnaud, Diretor de PDI da NeuroTech compõem a equipe vencedora, junto com o Prof. Adeodato.

Esta competição foi patrocinada pela Popular Libros (Espanha) e organizada pela Universidade Carlos III (Espanha) e pelo Kaggle (EUA) como parte da 2012 IEEE Conference on Evolving and Adaptive Intelligent Systems que acontecerá nos dias 17 e 18 de maio.

Em maio, o Prof. Paulo Adeodato irá a Madri representar a equipe na conferência científica para receber o prêmio e certificados na solenidade de abertura do evento. Na mesma ocasião, o Prof. Adeodato irá à Universidade de Salamanca, parceira da UFPE, para firmar acordo de cooperação científica na área de Mineração de Dados.

O resultado desta competição confirma que a tecnologia preditiva está madura e validada. Junto com a gestão de conhecimento de negócios e visão empreendedora da NeuroTech e o aporte de recursos de investidores, essa tecnologia deve servir como base para a criação de um novo empreendimento focado no Mercado de Capitais.

O nome da equipe NT representa NeuroTics, em homenagem ao bloco carnavalesco “Os NeuróTicos” que sai no carnaval do Recife Antigo, nesta sexta-feira, tendo muito o que comemorar.

Os resultados oficiais estão no link: http://www.caos.inf.uc3m.es/~jperalta/ICTSF/results.html
e a evolução das equipes durante a competição está disponível no link: http://inclass.kaggle.com/c/FirstInternationalCompetitionofTimeSeriesForecasting2/leaderboard.

NeuroTech: Empresa de alta tecnologia incubada no CESAR em 2000, tornou-se independente em 2003 e consolidou-se na área de crédito, cobrança e fraude no mercado financeiro. Com sede no Porto Digital, a NeuroTech tem sido destaque nos cenários nacional e internacional em termos de inovação, tecnologia, empreendedorismo e gestão, tendo recebido diversos prêmios. Agora, a empresa está entrando em outras verticais de negócios e pretende receber investidores para criar novos empreendimentos com base na sua plataforma de software para suporte à decisão, na sua expertise na área e na sua visão empreendedora já reconhecida.