Mostrar que a robótica não é um ‘bicho de sete cabeças’ e que pode ser incluída em escolas de ensino fundamental e médio é um dos principais objetivos da Plataforma Robótica Livre (robolivre.org). Henrique Braga Foresti,  mestre em Engenharia Mecânica pela UFPE e Engenheiro de Sistemas do C.E.S.A.R, é um dos colaboradores do grupo que vai realizar uma palestra dia 11 de Abril no Anfiteatro do CIn, às 17h. O evento é promovido pelo Diretório Acadêmico do Centro e tem também como objetivo viabilizar a instalação de um grupo de pesquisas sobre robótica no CIn.

Além de apresentar as iniciativas de inclusão sócio-tecnológica nas escolas, a palestra intitulada de "Sistemas de inovação – Instituições de ensino e a dimensão das empresas" busca incentivar o interesse de alunos e professores em colaborar com a plataforma de Robótica Livre.  A iniciativa atualmente opera cinco núcleos de pesquisa e desenvolvimento das suas atividades na Escola Estadual Poeta Manuel Bandeira, no Colégio de Aplicação da UFPE, no Colégio Apoio, no SENAI e no Espaço Ciência.

Os interessados  podem acessar o site (robolivre.org) para conhecer os projetos de robôs que poderão ser montados, utilizados, copiados ou desenvolvidos por qualquer pessoa; além de participar das listas de discussões. Todos os projetos e metodologias são abertos, liberados e garantidos pelas licenças GNU GPL e GNU FDL.