O projeto Itautec/CIn-UFPE teve um paper aprovado na  IEEE Intenational Joint Conference on Neural Network, que acontecerá em Brisbane, Austrália, entre os dias 10 e 15 de junho dentro do IEEE World Congress on Computacional Intelligence 2012. O trabalho tem a coordenação dos professores do Centro de Informática (CIn) da UFPE e consultores do projeto, George Darmiton e Tsang Ing Ren, e foi escrito pelos alunos do CIn e integrantes do projeto Luis Filipe Pereira, Hector Pinheiro, Jose Ivson Silva, Anderson Silva, Thais Pina e Joao Paulo de Oliveira.
O artigo intitulado "A fingerprint spoof detection based on MLP and SVM" é fruto de pesquisa realizada para desenvolvimento do módulo de segurança do framework biométrico da Itautec e trata de um sistema inteligente capaz de identificar impressões digitais falsas através de imagens capturadas por sensores biométricos. Diferentes configurações do sistema são avaliadas em cenários que simulam a autenticação de clientes em terminais bancários de auto-atendimento.
Para Luis Filipe Pereira, um dos autores do paper, “a aprovação do trabalho pela comunidade científica internacional, em conferência de grande relevância acadêmica como a IJCNN (Qualis A2), equipara a capacidade técnica do Laboratório Itautec do Centro de Informática da UFPE com outros centros de pesquisa ao redor do mundo, dando especial destaque às instituições patrocinadoras do projeto – UFPE e ITAUTEC”.