O professor da Universidade de Ottawa, Stan Mawin, irá ministrar a palestra referente à quarta aula da disciplina Seminários. O evento acontecerá no dia 17 de maio, à partir das 17h, no Anfiteatro do Centro de Informática (CIn) da UFPE, localizado no térreo do bloco A. A aula é obrigatória apenas para os alunos da Pós-graduação matriculados em 2012.1 nesta disciplina.
A palestra tem como tema a “Pesquisa científica em Aprendizagem de Máquina e Mineração de Texto: a visão da Universidade de Ottawa” e apresentará os trabalhos de pesquisa recentes desenvolvidos no laboratório TAMALE (Text Analysis and Machine Learning Lab) da Universidade de Ottawa, Canadá.  Incialmente serão apresentadas as pesquisas em Mineração de Texto, as quais focam em modelos de dados e no uso de conhecimento simbólico ou estatístico adicional para enriquecer o processo de extração de conhecimento.
Prof. Stan Mawin recebeu  em 2012 o título de "Distinguished University Professor of Computer Science" na Universidade de Ottawa, onde leciona desde 1981. Ele é também Professor Associado da Academia Polonesa de Ciências. Sua área de pesquisa foca em mineração de dados, mineração de texto e privacidade de dados, além de ser autor de 250 artigos científicos e seu índice h é 27.
A entrada no evento é gratuita e qualquer solicitação relativa aos Seminários deverá ser encaminhada à Sec-Pós (Lilian, Nanci e Socorro) nos  ramais: 4026, 4061 ou 4003 ou através do e-mail posgraduacao@cin.ufpe.br.