Diminuir a evasão de alunos iniciantes em academias de ginástica, ludificar os dados estatísticos relativos ao treino e notificar presença através das redes sociais de forma automática. Isso é o que propõe o TAG (Technologie Appliquée à Gymnastique), um dispositivo desenvolvido pela Seize Technologie, empresa de 16 alunos do 8º período do curso de Engenharia da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE.

O TAG funciona acoplado aos aparelhos de musculação e contabiliza séries, repetições e intervalos entre os exercícios, proporcionando ao usuário um ambiente mais dinâmico e proativo. “Com uma tela touch o aluno pode visualizar seus exercícios, identificar a máquina onde deve realizá-los e alterar os pesos”, explica Vinícius Viana, gerente de projeto da empresa.

A Seize Technologie foi criada durante o decorrer da disciplina Desenvolvimento de Projetos, o Projetão. Vinicius Viana acredita que esta é uma oportunidade de ter uma nova visão de empreendedorismo e pesquisa. “Desafios como o trabalho em equipe e a realização de pesquisas para desenvolver tecnologia como meio de implementar nossas ideias e concluir nossas metas são propostos a nos todo tempo. Dessa forma, percebemos a importância do espírito empreendedor e a busca de soluções para problemas reais, pela primeira vez, fora do ambiente acadêmico”, complementa.

Vinicius Viana, Renan Torres, Raphael Brito, Eduardo Rocha, Marianne Alexandrino, Gregório Patriota, Victor Oliveira, Marcos Falcão, Lucas Cavalcanti, Vanessa Larise, Helder Cavalcanti, Crystal Santos, Diocleciano Dantas, Rafael Isaias, Rebeca Alves e Henrique Figueirôa irão apresentar seu produto na Feira de Projetão do CIn/UFPE no dia 09 de julho, às 17h, no Anfiteatro do CIn.