Com a onda de aplicativos para celulares e tablets que está tomando conta do mercado, a empresa AMPLI.UP, de 10 alunos do curso de Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE, resolveu não deixar de fora aqueles que não conseguem enxergar estas novidades.

O projeto AMPLI.VISION pretende auxiliar deficientes visuais na hora de fazer compras. “Através de um aplicativo Android, o usuário poderá identificar nome, preço e outras informações sobre o produto, quando a aplicação identificá-lo a partir do código de barras”, explica Luana Martins, gerente de projeto da empresa. O produto será disponibilizado pelo Android Market e os supermercados que o adquirirem terão de fazer uma assinatura periódica para manutenção e atualização do sistema no estabelecimento.

A ideia para desenvolver um projeto social surgiu após a realização de pesquisas junto aos professores Cristiano Coelho e Geber Ramalho na disciplina Projeto de Desenvolvimento – Projetão. “Esta disciplina nos ajuda a vivenciar, dentro do mundo acadêmico, uma experiência de concepção e desenvolvimento de um produto, e, dessa forma, nos preparando para o mercado de trabalho. Além disso, desenvolvemos o nosso espírito empreendedor, sempre visando inovar para melhorar a vida das pessoas”, comenta Luana.

O projeto de André van Drunen, Arley Rodrigues, Erick Lucena, Gabriela Cunha Sampaio, Leonardo Leandro, Luana Martins, Lucas Mendes, Luiz Felipe Maia Bagetti, Roberto Souto Maior Filho e Thiago Miotto Amaral estará presente na Feira de Projetão do CIn/UFPE no dia 09 de julho, às 17h, no Anfiteatro do Centro.