Após realizar pesquisas em escolas do Grande Recife e coletar dados do IBGE e de artigos científicos, 13 alunos do curso de Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE identificaram que crianças entre 8 e 12 anos levam uma vida sedentária. Pensando em reverter esse quadro, eles criaram a Geek Gym, um espaço que proporciona a oportunidade de realizar exercícios físicos através de games exclusivos, com muita motivação e competição.
“Nas pesquisas, nós analisamos que as crianças estão sedentárias não só por escolha própria de ficar em casa no computador ou no vídeo game, mas também por não ter onde brincar, pois as ruas possuem um alto fluxo de carros, ou é muito vazia, o que facilita os assaltos”, explica Augusto Giles, gerente de projetos da Conecdot, empresa responsável pela idealização do projeto.
A iniciativa de criar este ambiente surgiu na disciplina Projeto de Desenvolvimento, Projetão e é baseada em um conceito pouco difundido no Brasil, o Exergames, que é a prática de exercícios físicos através de games. Segundo o, Augusto Giles, a Geek Gym será espaço seguro com um acompanhamento profissional de qualidade, flexível nos horários (a hora que a criança chegar ela poderá se exercitar) e divertido.
Para Augusto, o Projetão leva os alunos muito além do mundo acadêmico. “Ela nos põe de cara com os problemas e necessidades da região e o que está sendo desenvolvido no mundo como solução. É uma maneira de se firmar no mercado antes mesmo do fim do curso”, completa.
Augusto Giles, Maria Fernanda, Ricardo Barbosa, Lucas Harada, Renato Oliveira, Lucas Menezes, Flávio Cavalcanti, Victor Hugo Nascimento, Filipe Amado, Diogo Philippini, Edvaldo Acayaba, Eric Ândersen e José Paulo Henrique são os idealizadores da Geek Gym e irão apresentá-la no dia 09 de julho, às 17h, no Anfiteatro do CIn, durante a Feira de Projetão do CIn/UFPE.