Os alunos do 5º período do curso de Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE criaram a empresa SimpleLink e desenvolveram o HowTool , uma plataforma de criação, visualização e distribuição de uma nova geração de tutoriais. O trabalho faz parte da conclusão da disciplina Projeto de Desenvolvimento – Projetão e será apresentado ao público no dia 09 de julho, às 17h, no Anfiteatro do CIn.

O HowTool tem uma abordagem nova, pois trabalha de maneira acoplada ao software que está sendo ensinando a utilizar. “A plataforma funciona como uma camada transparente sobre o programa, que guia o usuário durante sua utilização e permite a diminuição da curva de aprendizado no uso do software”, explica Welington Almeida, gerente geral da empresa. Todos os tutoriais que são criados pelo aplicativo serão disponibilizados exclusivamente pela HowTool Store, site que otimiza a distribuição de tutoriais e permite ao criador vender os tutoriais criados e ganhar visibilidade.

A disciplina Projetão proporciona aos alunos a oportunidade de vivenciar na prática todas as etapas de criação de um produto desde o refinamento da ideia até a concepção de um Mínimo Produto Viável. “A realização deste trabalho foi fundamental tanto na evolução profissional quanto no desenvolvimento do produto, pois lidamos constantemente com reflexões e avaliações que aprimoram de maneira substancial a qualidade do trabalho que fazemos e nos torna aptos a participar de todo o processo de desenvolvimento de um produto num ambiente real”, finaliza Almeida.

Os responsáveis pela criação do projeto são os alunos Welington Almeida, Igor Calabria, Pedro Augusto, Artur Spíndola, Caio Brito, Emanuel Felipe, Felipe Vaz, Gabriel Medeiros, Iago Franco, João Victor, Marcel Rebouças, Marcelo Rodrigues, Miguel Doherty, Thiago Jordani.