O aluno do mestrado do Centro de Informática (CIn) da UFPE e membro do grupo de pesquisa GRVM, Bernardo Reis, teve seu artigo “Increasing Kinect Application Development Productivity by an Enhanced Hardware Abstraction” apresentado e aprovado no EICS´2012 (ACM SIGCHI Symposium on Engineering Interactive Computing Systems). O evento aconteceu em Copenhague, Dinamarca, entre 25 e 28 de junho e contou com a submissão de 95 artigos e apenas 21 foram aceitos.

O Kina foi uma pesquisa desenvolvida como parte do mestrado do aluno e trata-se de um conjunto de ferramentas para desenvolvimento de aplicações que utilizem o Kinect. Segundo a professora do CIn Judith Kelner, uma das responsáveis pelo grupo de pesquisa GRVM, o Kina diminui o esforço físico empregado na etapa dos testes. “Apesar de a Microsoft ter lançado uma versão mais recente do SDK do Kinect, o Kina se destaca por oferecer muitos benefícios e manter 100% de compatibilidade com o SDK nativo, ou seja, não é necessária qualquer alteração no código produzido pelo desenvolvedor para usar o Kina”, complementa.

Para quem quiser conferir as vantagens de desenvolver aplicações para o Kinect usando o Kina, tanto a ferramenta como mais informações estão disponíveis no site www.cin.ufpe.br/~grvm/kina