O grupo de pesquisa Viisar, formado por professores e alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE, recebeu o prêmio de melhor artigo do evento International Conference on Intelligent Data Engineering and Automated Learning (IDEAL 2012) realizado entre os dias 29 e 31 de agosto, em Natal, no Rio Grande do Norte.

O artigo "A hybrid GMM speaker verification system for mobile devices in variable environments" propõe um sistema biométrico de verificação de pessoas através da voz, desenvolvido para autenticar o usuário usando o sinal de voz capturado de dispositivos móveis, como um aparelho celular. O sistema proposto precisa lidar com diversos tipos de interferências e ruídos e os resultados alcançados foram muito bons quando comparados com técnicas da literatura.

Os professores do CIn, Tsang Ing Ren e George Darmiton da Cunha Cavalcanti; o mestre formado pelo CIn, Dimas Gabriel; e o aluno de Engenharia da Computação, Hector N. B. Pinheiro foram os autores do premiado artigo. "O prêmio de um evento internacional que teve mais de cem artigos publicados e apresentados é mais um indicativo da alta qualidade dos trabalhos desenvolvidos no CIn", diz o professor George, que representou o grupo na entrega do prêmio.

International Conference on Intelligent Data Engineering and Automated Learning  (Conferência Internacional em Engenharia Inteligente de Dados e Aprendizagem Automática) – IDEAL é uma conferência anual internacional que oferece uma oportunidade e um fórum estimulante para apresentar e discutir os últimos avanços teóricos e aplicações do mundo real em inteligência computacional e análise inteligente de dados.