O artigo “Combining a Multi-Objective Optimization Approach with Meta-Learning for SVM Parameter Selection” produzido por Ricardo Prudêncio, professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Perícles Miranda, aluno de mestrado do CIn, Andre Ponce de Leon, Professor Titular – USP São Carlos, e Carlos Soares, Professor Associado – Universidade do Porto – Portugal, recebeu o prêmio de Best Paper no International Conference on Systems, Man, and Cybernetics (IEEE SMC 2012).
O trabalho trata da automação do desenvolvimento de sistemas inteligentes através de técnicas híbridas de Inteligência Artificial. “O objetivo do trabalho foi agilizar o processo de desenvolvimento de sistemas inteligentes diminuindo a intervenção humana, em especial, nas etapas de seleção de algoritmos e calibração de parâmetros”, explica o professor do CIn, Ricardo Prudêncio.
O estudo apresentado é um dos resultados de uma colaboração internacional do grupo de Inteligência Computacional do CIn/UFPE com os grupos de pesquisa da Universidade do Porto e da USP – São Carlos. Essa colaboração deve se tornar mais estreita nos próximos anos.

IEEE SMC 2012 –
O evento aconteceu entre os dias 14 e 17 de outubro, em Seoul, Coreia do Sul e reuniu, este ano, 754 submissões de 49 países. Esta é uma conferência interdisciplinar promovida pela IEEE e fornece um fórum internacional para pesquisadores e profissionais para relatar as últimas inovações, resumir o estado-da-arte, e trocar ideias e avanços em todos os aspectos da engenharia de sistemas, sistemas homem-máquina, e cibernética emergentes. A conferência contou ainda com uma representação significativa de professores do CIn.