A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi selecionada recentemente como um CUDA Teaching Center da NVIDIA, através uma iniciativa do Centro de Informática (CIn) liderada pelos professores Veronica Teichrieb, líder do grupo de pesquisa Voxar Labs e coordenadora de projetos de visualização 3D e tecnologias interativas envolvendo GPU Computing e CUDA, e Manoel Eusébio, líder do grupo de pesquisa em high performance.
“A seleção ocorreu porque a NVIDIA considera que a UFPE está contribuindo com o avanço do ensino sobre computação paralela usando CUDA C/C++, devido à disciplina chamada ‘Computação em GPU com NVIDIA CUDA – IF755’ oferecida semestralmente por mim nos cursos de graduação do CIn”, explica a professora Verônica Teichrieb.

O título de CUDA Teaching Center habilita o CIn e a UFPE a pleitear descontos para alguns equipamentos exclusivos para Centros, bem como a acessar materiais didáticos na forma de podcasts, documentos e apresentações, palestras e conjuntos de problemas. O Centro irá funcionar da seguinte forma: semestralmente uma disciplina sobre GPU Computing com CUDA C/C++ será ministrada no curso de graduação em Ciência da Computação do CIn/UFPE. Esta disciplina é oferecida para todos os alunos que se interessam por estudar e experimentar esta tecnologia.

CUDA é a arquitetura das placas de vídeo da NVIDIA, desenvolvida para o paradigma conhecido como GPU Computing, que consiste em usar a GPU do computador não apenas para o processamento de aplicativos gráficos, mas para a computação de aplicações de propósito geral.

Como prêmio, a NVIDIA está doando para o CIn/UFPE livros e GPUs que serão utilizados para subsidiar as aulas e os alunos interessados em aprender sobre GPU Computing e experimentar a tecnologia CUDA.

NVIDIA – É uma empresa Líder Mundial  em Tecnologias de Computação Visual, criadora da GPU, o que gera gráficos interativos em laptops, estações de trabalho, dispositivos móveis, notebooks.