Nos dias 20 e 21 de abril aconteceu simultaneamente em vários países o International Space Challenge, evento promovido pela Agência Espacial Americana – NASA. A etapa brasileira da competição aconteceu no Porto Digital e dois alunos do CIn, Joselito Francisco Junior e Gustavo Henrique Lima Pinto, integraram uma das duas equipes classificadas para a etapa mundial.

A maratona funcionou da seguinte maneira: a NASA divulgou uma série de problemas e cada equipe deveria resolvê-los respeitando suas especificações. O desafio deveria ser feito do zero e entregue depois de 24 horas de trabalho.

Gustavo e Joselito fizeram parte do grupo “Hello, Curiosity!” que teve a missão de tornar as informações sobre a sonda Curiosity, em Marte desde 2012, mais acessíveis ao público leigo. “Desenvolvemos todo o protótipo, desde as definições de quais funcionalidades o produto teria, implementação, até a apresentação para os jurados”, conta Gustavo, que destaca a participação indireta do CIn na conquista que exigiu a capacidade de trabalhar em equipe e sob pressão por longas horas.

Agora, os alunos aguardam a próxima fase da competição, prevista para acontecer em meados de junho. O International Space Apps Challenge aconteceu simultaneamente em 84 cidades de todos os continentes do mundo, sendo Recife a única cidade no Brasil a recebê-lo – no ano passado a etapa brasileira aconteceu em São Paulo.