Filipe Martins, aluno da pós-graduação do Centro de Informática (CIn) da UFPE, voltou do estágio no Facebook neste mês com a bagagem profissional mais cheia.  Foram doze semanas de experiência, entre os dias 14 de janeiro e 5 de Abril,  trabalhando na sede da rede social na Califórnia,  nos Estados Unidos.  Segundo ele, esse período fora do Brasil foi uma boa chance para ganhar conhecimento na área e ficar mais informado sobre o processo de software nas grandes empresas. “Importante também para o networking, já que lá conheci gente do mundo inteiro”, completa.
 
A oportunidade surgiu a partir da indicação de profissionais que o estudante conhecia e que já trabalhavam na rede social. “A recrutadora entrou em contato comigo e comecei o processo de entrevistas”, explica Filipe. Ele lembra também que os estudos desenvolvidos no CIn foram fundamentais para a conquista e o desenrolar do estágio. “O conhecimento obtido durante a graduação, junto do da maratona, tornou o processo das entrevistas relativamente simples, o que me fez ganhar essa oferta”, diz. Durante a faculdade,  o então aluno de graduação participou da Maratona de Programação, tendo vencido a final brasileira (com os times “Razão Cruzada” e “Challange Accepted”) e participado das finais mundiais nos Estados Unidos e Polônia.

A participação de Filipe nas competições  sempre contou com a orientação e o apoio da professora  do CIn-UFPE Liliane Benning Salgado, organizadora dos treinos.
 

De volta ao Brasil, Filipe pretende continuar trabalhando como engenheiro de software porque  gosta de programar e teve uma boa experiência com o estágio do Facebook. No entanto, não descarta novos caminhos. “Tenho muito interesse na área de pesquisa e posso tentar fazer um estágio ligado a essa área também”, conclui o jovem. 
 
 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00