Países como Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Alemanha, Austrália, China e Coreia da Sul serão destinos de estudantes de graduação e pós-graduação do Centro de Informática (CIn) da UFPE nos próximos meses. Os alunos se inscreveram para os programas de Mobilidade Internacional do projeto Ciência sem Fronteiras e devem adquirir experiências como Pós-Graduação ou “Graduação Sanduíche” (parte do curso realizada em outras Universidades) em instituições no exterior.

Vanessa Gomes, graduanda de Ciência da Computação do CIn-UFPE conta como surgiu o interesse pela inscrição no programa: “Eu soube do Ciência sem Fronteiras através de alguns cartazes no CIn, ano passado e quando alguns amigos se inscreveram e viajaram para EUA, Espanha, Portugal e Inglaterra. Fiquei interessada já que o programa conta com financiamento praticamente integral, e no final de 2012 me inscrevi no edital que abria vagas para este ano, Setembro/2013 – que é quando as aulas começam no Reino Unido”.

Outra com viagem marcada é Marcela Oliveira, aluna do curso de Sistemas de Informação. Ela irá para a Coreia do Sul, em agosto: “A Coreia particularmente possui uma história recente de melhorias na educação e graças a isso, hoje contam com um parque tecnológico de fazer inveja, principalmente considerando o tamanho do país e a quantidade de pessoas que nele habitam. É mais um motivo para escolher o país, dado a área que atuo”, revela.

Além delas, cerca de outros quarenta estudantes do CIn estão inscritos no programa. O Ciência sem Fronteiras é uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) e costuma oferecer bolsas a alunos brasileiros envolvidos nas áreas contempladas como é o caso das Ciências Exatas, Tecnologia, Computação, Ciências Biológicas entre outras. Entre os critérios utilizados para avaliação da inscrição está a nota do ENEM e, em alguns casos, a prévia aprovação de currículo da instituição internacional desejada. Mais informações no site: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/home