A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE, irá consultar a comunidade científica do estado para eleger o novo Diretor Científico da Instituição. O diretor será responsável por coordenar os programas técnico-científicos na formação de recursos humanos, no incentivo e no fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação da Fundação. Entre os candidatos à Diretoria está o professor  titular do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Paulo Cunha.

O professor e pesquisador Paulo Cunha possui graduação em Engenharia Elétrica e Mestrado em Ciência da Computação pela UFPE; Doutorado em Ciência da Computação pela University of Waterloo (Canadá) e Pós-Doutorado pelo INRIA, (França). Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Graduação e Vice-Reitor Substituto da UFPE, além de Diretor do Centro de Informática (CIn) da Universidade. Desde 2011, é o presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Paulo tem extensa experiência Acadêmica e Científica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Em 2008, recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, na Classe de Comendador, da Presidência da República. Sua candidatura à Diretoria Científica da FACEPE é incentivada por grande parte da comunidade acadêmica de Pernambuco.

“Não planejei ser candidato, mas considero muito importante que o cargo seja ocupado por alguém com experiência na formação de recursos humanos, na pesquisa e principalmente nas avaliações de pares, com conhecimento do padrão desse tipo de avaliação na ciência brasileira”, afirma Cunha. “Acredito que muitos pesquisadores em Pernambuco possuem experiência suficiente para ocupar este cargo, mas foram tantos os incentivos de pessoas desse perfil que resolvi apresentar a minha candidatura”, completa.

De acordo com o edital divulgado pela FACEPE,  os candidatos inscritos serão indicados pelos integrantes dos colegiados dos programas de pós-graduação em funcionamento no estado que possuam conceito atribuído na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) não inferior a 04. A consulta à comunidade científica ocorrerá por processo eletrônico via internet, através do uso de senha restrita, comunicada a cada um dos pesquisadores habilitados a participarem da indicação do Diretor Científico. A consulta será realizada nos dias 21 e 22 de novembro, das 8h às 22h. O resultado será divulgado pela FACEPE no dia 9 de dezembro.