Sabe o que é NFC? O seu smartphone possui esta tecnologia? Que tal conhecer um pouco do assunto participando de uma brincadeira e concorrendo a prêmios? Nesta quinta-feira (17), no Centro de Informática (CIn) da UFPE, acontece o TagHunt, atividade que, através da tecnologia NFC (Near Field Communication), irá propor uma caça à etiquetas eletrônicas (tags) dentro do Centro. Encabeçada pelos professores Kiev Gama e Vinícius Garcia e pelo aluno Daniel Maranhão, a proposta é realizar uma rápida palestra, a partir das 16h, no Anfiteatro do CIn/UFPE, para uma breve explanação sobre a tecnologia e dar os direcionamentos para a atividade a ser realizada.
 
O objetivo é combinar jogos com NFC visando estimular novas formas de interação com objetos comuns. Qualquer pessoa, estando ou não ligada ao CIn/UFPE, pode participar da palestra. Entretanto para atividade do TagHunt será necessário o uso de smartphones dotados de NFC. Todos os que estiverem presentes irão concorrer a prêmios, entre eles, ingressos para a Campus Party Recife. Para isso, basta preencher um formulário respondendo algumas questões sobre a atividade. 
 
A tecnologia NFC é um tipo de comunicação sem fio baseada em rádio frequência. Smartphones dotados desta tecnologia podem tanto trocar dados entre como também podem ler informações armazenadas em etiquetas (tags) equipadas com NFC. Como o próprio nome diz, é uma comunicação de campo próximo, onde o usuário precisa praticamente tocar com seu smartphone o objeto a ser lido. Atualmente, apenas alguns modelos de Android, Windows Phone e BlackBerry estão equipados com NFC. Para saber quais aparelhos possuem esta tecnologia, basta checar o link: http://www.nfcworld.com/nfc-phones-list/
 

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00