O aluno do Centro de Informática (CIn) da UFPE Felipe Marques foi o ganhador do Prêmio Ricardo Ferreira na 18ª Jornada de Iniciação Científica da FACEPE. O estudante, que é do 4º período do curso de Engenharia da Computação, foi premiado pelo trabalhado intitulado “Germinaquant: um software para cálculos matemáticos – integração informática versus botânica”, na categoria ciências biológicas, uma vez que a pesquisa foi realizada em parceria com o Departamento de Ciências Biológicas.

O Projeto foi executado sob orientação do professor Marcelo Francisco Pompelli, no laboratório de ecofisiologia vegetal da UFPE, no Centro de Ciências Biológicas (CCB). A pesquisa desenvolve o software GerminaQuant, específico para análises quantitativas e matemáticas em Biologia Vegetal envolvendo cálculos de germinação de sementes e de potencial osmótico, que visa ajudar toda comunidade cientifica da área de Botânica, assim como propor uma nova ferramenta mais didática para ensino da matéria.

O software está sendo desenvolvido em C++ com utilização do framework de interface gráfica Qt. O programa está funcionando e já existe versão inicial (1.0) disponível para download. Além disso, pretende-se criar uma versão 2.0, com adição de novos cálculos e gráficos, além de construir versões para dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Instituído em 1997, o Prêmio Ricardo Ferreira é um reconhecimento em vida a um dos mais
importantes cientistas pernambucanos da atualidade pela enorme contribuição para a ciência

brasileira. O objetivo do Prêmio é incentivar alunos participantes do PIBIC/FACEPE que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do trabalho de pesquisa desenvolvido.